sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PÁPRICA Picante

Páprica Picante

paprika-1Descrição: A versão picante utiliza uma variedade de pimentas mais ardidas. É um condimento versátil, podendo ser utilizado em muitos pratos no lugar da pimenta vermelha moída. Muito usada na cozinha húngara. Dá cor e sabor em carnes, guisados ou ensopados e molhos.
 é uma ótima opção para usar como ornamento colorido para qualquer comida de cor clara. Em ambos os casos, a Páprica é perfeita para usar como complemento de qualquer comida salgada e deve ser adicionada sempre ao final do cozimento.

A páprica não é nada mais que pimentões e pimentas moídas, existem varias espécies espalhadas pelo mundo, mas no Brasil só encontramos a doce e a picante, elas tem sabor suave o cor velha viva, mas além de dar sabor e cor aos alimentos também fornece uma boa quantidade de vitamina C, e é anti-inflamatória. Mas se você sofre de ulcera ou gastrite não abuse dessa especiaria ok.
  • Páprica Doce: É usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara como: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos.
  • Páprica Picante: Pode ser salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. E usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara.
PÁPRICA: possui altos níveis de vitamina C (quase nove vezes mais que um tomate) o que ajuda a absorver alimentos ricos em ferro e pode combater infecções comuns. "A páprica também, possui o composto capsaicina que é conhecido como um poderoso anti-inflamatório, que pode aliviar artrite e dores articulares", diz o engenheiro agrônomo Marcelo Rigotti. A substância também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e tem enzimas que podem neutralizar os ácidos do estômago, facilitando a digestão.


Como Comprar: É encontrada facilmente em grandes mercados ou empórios, sempre procure pela páprica de grãos mais finos, pois tem melhor qualidade. Mas a melhor paprica é a que vem da região húngara, então se encontrar COMPRE!.
Como Armazenar: Mantenha a páprica em local seco e longe da umidade e luz solar.
Cuidados: Sempre que usar páprica em pratos quente dilua ela em algo liquido, para que seu açúcar não caramelize. E nunca deixe a páprica ferver, pois pode amargar.
Dicas de uso para iniciantes: Adicione páprica no arroz, pratos com ricota, ovos e se desejar substitua a pimenta vermelha pela páprica picante.- http://receitasdeminuto.com/descobrindo-a-paprica/

Informações
Nos registros científicos constam que antigamente os espanhóis, depois da viagem de Cristóvão Colombo, começaram a plantar na Espanha plantas do gênero Capsicum, que já eram nativas da América. Eles secavam e moíam os pimentões vermelhos para fazer a páprica que eles chamavam de Pimentón. Depois as sementes chegaram à Turquia e foram plantadas por lá. Eles passavam a chamar de pimenteira ornamental turca e a registraram em 1604. Passou a ser usada pelos camponeses e depois de alguns anos se alastrou pelas cidades.

Partes usadas

Os frutos para a produção de páprica são usados desidratados. Ela é feita a partir de diversos tipos de pimentões, claro, colocando mais dos tipos de pimentões mais picantes na mistura para um resultado de uma páprica picante e vice-versa. Mas o que pode influenciar no sabor também é a quantidade de sementes e nervuras do fruto que é feito em pó e misturado.

Aroma e sabor

O aroma e sabor da páprica também varia dependendo de quais tipos de pimentões foram usados para a sua produção. No geral ele tende a ser suave e discreto com toques defumados e frutados e outros extremamente ou levemente picantes. Ou seja, algumas são usadas mais para dar gosto e outras para tornar o prato mais “quente”.

Comprar

Se for comprar importada:
Se quer uma páprica picante, compre ou faça do tipo da Húngara.
A espanhola é menos picante que a húngara.
A portuguesa é parecida com a espanhola.
Nos EUA eles usam o tipo suave.
Guardar em um pote bem fechado longe da luz para conservação de seu gosto.

Colheita

Para obter um sabor defumado (como a páprica feita do Pimentón Espanhol, colher os pimentões e desidratá-los sobre a chama de (de preferência) tora de madeira de carvalho.
Quando secar e desidratar os pimentões, retirar os caules e jogar fora. Separar as sementes e nervuras do resto do fruto para moê-los separados. Quando moído, a quantidade de um e de outro pó misturados é que vai definir o sabor da páprica.

Na Cozinha

Dependendo da qualidade dos pimentões vermelhos usadas para fazer a páprica e da quantidade de sementes moídas elas podem ter um sabor suave ou ardoso (picante).
Na Hungria eles tem à mão diferentes variedades de pápricas, desde doce, agridoce ou picantes e usam dependendo do prato que estiverem preparando.
Como é de se esperar, na Espanha, país de origem da páprica (pimentón de la vera) eles produzem pápricas feita à mão para que sejam da melhor qualidade para o consumidor e escolhem minuciosamente os pimentões usados.
Ela pode ser frita na banha de porco (pode ser óleo de soja se não tiver banha de porco) e misturar às comidas para dar sabor aos pratos como arroz, frango, batata, macarrão, legumes e verduras. É desse jeito que eles usam a páprica na Hungria.
Pode ser usada para fazer um outro tipo de molho, uma mistura de cebola e outros ingredientes como ervas aromáticas e ser frito em azeite para usar como base de vários pratos que demoram a cozinhar. Batata, arroz, peixes etc.
Pode ser usada para temperar principalmente sopas, legumes e carnes.
Pode ser usado como colorífico vermelho, só que a Páprica é diferente do colorífico convencional porque esse acrescenta mais sabor que aquele.
Não esquentar ou fritar muito quando estiver cozinhando com páprica pois ela pode tornar o prato amargo. Use com moderação.
Pode ser combinada com cardomomo, alho, cúrcuma, pimenta-da-jamaica, gengibre, alcaravia, orégano, salsa, alecrim, pimenta-do-reino, açafrão e tomilho.

Observações

A páprica é vendida, em geral, em saquinhos, potes plastificados ou latas. Procure em supermercados ou em feiras de temperos.
Pode escolher vários sabores na hora da compra, entre eles o delicatéssen (sabor frutado e pouco picante), Tempero Rosa (vermelho puxado para rosa. O seu pó é picante porque é feito do fruto todo, juntos com sementes e nervuras), Doce (pó vermelho e com mais aroma), Semi-doce (como contém mais nervuras, é pouco menos doce e mais picante), entre outras.
O sabor depende de como o produtor vai misturar os tipos de ingredientes.
fonte: http://portalvegetal.com/especiarias/especiarias-perfumadas/paprica-o-que-e-beneficios/

As informações compartilhadas aqui são de confiança. Aqui você encontra o melhor material sobre plantas, e tudo que envolve esse assunto. Saude botânica, especiarias, ecologia, plantas medicinais, utilidades para o lar, beleza, vida saudavel, tudo usando os vegetais.

Read more: http://portalvegetal.com/especiarias/especiarias-perfumadas/paprica-o-que-e-beneficios/#ixzz2c8naBjG1

Nenhum comentário:

Postar um comentário